sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O QUE SE PRETENDE PARA O ALGARVE

Neste momento de tomada de decisão, que se pretende que seja esclarecida, impõe-se uma leitura cuidada das propostas apresentadas pelas diferentes forças políticas. Para quem vota em consciência é curial conhecerem-se minimamente os compromissos, propostas e sugestões que cada força política apresenta para a região.


Pasme-se, depois de intensa investigação pela Net, apenas se encontraram as propostas/compromissos regionais do Partido Socialista (PS). Não se encontrou Programa Eleitoral Regional de nenhum outro partido.


Partido Social Democrata (PSD), partido que se intitula “o principal rosto da oposição”, não tem Programa Eleitoral Regional. Será que se esqueceram de o redigir? Será que nem vale a pena dar a conhecer aos algarvios o que pretendem para o futuro da região? Ou será que o Algarve, de tão importante que é, merece ter as suas propostas descritas no Programa Eleitoral Nacional? Desenganem-se, no Programa Eleitoral Nacional do PSD não se encontra qualquer proposta que tenha sido pensada especificamente para o Algarve nem mesmo na área do Turismo.


Contrariamente ao PSD Algarve, o PS Algarve preparou vários documentos elucidativos das propostas e/ou compromissos para a nossa região. Estes documentos encontram-se disponíveis para “download” aqui mesmo neste Blog no Menu lateral. Informação acessível a qualquer um que se queira esclarecer com vista a votar em consciência.


De uma forma resumida os compromissos do PS Algarve, para com os algarvios, são dez e passo a discriminar:


1. Construir o Hospital Central do Algarve e reestruturar o Hospital de
Faro, investimento de 250 milhões de euros.

2. Construir o Hospital de proximidade de Lagos, no valor de 10 milhões
de euros.

3. Dotar todos os cidadãos de um médico de família, através da criação de
mais Unidades de Saúde Familiar.

4. Investir na escola pública, para acabar com horários duplos e ter todas
as escolas a tempo inteiro, no valor de 75 milhões de euros.

5. Alargar a rede de Creches, Lares, Centros de Dia e Serviços de Apoio
Domiciliário para idosos e pessoas com deficiência, no valor de 30
milhões de euros.

6. Intervir na EN125, investimento de 400 milhões de euros.

7. Avançar com obras de ampliação do Aeroporto de Faro, no valor de
130 milhões de euros.

8. Concretizar os POLIS Ambientais da Ria Formosa e Costa Vicentina,
no valor de 120 milhões de euros.

9. Avançar com o Parque Tecnológico do Algarve, no valor de 10 milhões
de euros.

10. Implementar o Centro de Altos Estudos do Turismo, investimento de
5 milhões de euros.

O primeiro dos compromissos, não poderia deixar de ser, trata-se da construção do Hospital Central do Algarve e reestruturação do Hospital de Faro. O processo relativo à primeira destas estruturas já se encontra em fase avançada de apresentação das propostas finais, por parte dos concorrentes, demonstrando o empenho do PS em melhorar a qualidade de vida dos algarvios.

O novo Hospital Central possuirá uma variedade de serviços com elevado grau de diferenciação, dispondo de mais sete especialidades que não existem no actual hospital. Este grupo possuirá um bloco operatório com 10 salas; 46 gabinetes para consultas externas; bloco de partos com 12 salas; e no total terá 549 camas estando 15 destinadas aos cuidados paliativos.




Assim, o Algarve ganhará mais capacidade hospitalar com mais recursos e mais qualidade.


Estamos no bom caminho para a igualdade social e para melhorar o bem-estar dos cidadãos residentes, bem como daqueles que nos visitam, tornando esta região mais solidária.

Por hoje, chega. Amanhã avançamos com o segundo compromisso.


Ana






Sem comentários:

Enviar um comentário