segunda-feira, 21 de setembro de 2009
INVESTIR NA ESCOLA PÚBLICA, PARA ACABAR COM HORÁRIOS DUPLOS E TER TODAS AS ESCOLAS A TEMPO INTEIRO – O QUARTO COMPROMISSO
O conceito de Escola a Tempo Inteiro encontra-se estreitamente ligado ao conceito de justiça social uma vez que a iliteracia escolar de muitos pais aliado ao facto de, nos tempos modernos, quem trabalha ter de submeter-se a horários cada vez mais alargados, transforma a Escola num lugar privilegiado para, através da educação, atenuar as desigualdades sociais.
As nossas crianças estão muito melhor na Escola onde usufruem de apoio sócio-formativo, mesmo frequentando actividades de tempos livres, do que num ATL de esquina sobrelotado ou em casa frente à televisão/Internet. A acrescentar a estes factos, que são de senso comum, temos o mais importante que é o dinheiro que as famílias poupam e que poderá fazer uma grande diferença no orçamento familiar.
É inacreditável como estivemos tantos anos com horários duplos nas nossas escolas e se remetesse para segundo plano a educação das nossas crianças. Não admira os problemas de convivência social, abandono e mesmo insucesso escolar que têm primado as nossas estatísticas escolares. É hora de fazer cumprir o que está escrito na Constituição Portuguesa e que é o de garantir na Escola a prestação competente de Serviço Público de Ensino e Educação Universal e Gratuita.
Ana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário