quarta-feira, 7 de outubro de 2009

José Sócrates elogia qualidades políticas e profissionais de Apolinário e Botelho


O Secretário-Geral do Partido Socialista, José Sócrates, elogiou hoje os projectos eleitorais dos candidatos do partido às câmaras municipais de Faro e de Tavira, tendo apelado ao voto do eleitorado para garantir a vitória de José Apolinário e de Jorge Botelho nas próximas Eleições Autárquicas.

Depois de, em Tavira, ter realçado as características pessoais e profissionais de Jorge Botelho, que considerou um dos mais “jovens e promissores quadros políticos do Partido Socialista”, José Sócrates deslocou-se a Faro para apoiar também José Apolinário, candidato que considera “um dos mais distintos, qualificados e competentes líderes políticos” da sua geração.

“Conheço bem José Apolinário, ele tem uma longa carreira politica e uma coisa vos quero garantir, é que a sua recandidatura à Câmara Municipal de Faro é feita com a ideia de servir a cidade e não para potenciar a sua carreira política”, frisou o Secretário-Geral do PS, enumerando as principais obras concretizadas nos últimos quatro anos pelo executivo de José Apolinário nas áreas social, económica e cultural, bem como o seu envolvimento na concretização de projectos estruturantes para a cidade e para a região.

“Foi José Apolinário e a sua Câmara que se bateram desde sempre pela construção da variante de Faro, pelo Hospital Central do Algarve e o Polis da Ria Formosa e entabulando, desde o primeiro dia, negociações com o Governo para que a zona ribeirinha de Faro potenciasse esta como uma cidade turística, capaz de oferecer boas condições para o investimento privado e para a promoção de todo o Algarve”, referiu José Sócrates, sublinhando que a “obra notável” feita por Apolinário é o exemplo de um político que quis fazer pela sua cidade aquilo que ninguém tinha feito antes, ou seja, potenciar Faro e afirmá-la como uma grande cidade algarvia.

Defendendo que o sucesso económico de um País depende muito do sucesso e do dinamismo económico das cidades, Sócrates considerou que José Apolinário foi um presidente que soube imprimir essa dinâmica a Faro, potenciando a cidade e apostando nas obras públicas como medida para combater o desemprego e criar melhores condições de vida à população.

“O projecto do José Apolinário sempre esteve muito claro: um novo dinamismo económico, promover a iniciativa, ajudar quem quer correr riscos e os que querem investir, porque isso é fundamental para que Faro se assuma como uma cidade de oportunidades ao nível do desenvolvimento económico, mas também ao nível do emprego”, referiu o Secretário-Geral do PS, salientando que a ideia do candidato também é fazer de Faro uma cidade cada vez mais solidária, dando continuidade aos projectos de apoio aos idosos e às Instituições Particulares de Solidariedade Social, a par da forte aposta nas áreas da educação e da cultura.

Em Faro José Sócrates repetiu o que já dissera em Tavira, ou seja, que a “política é feita de programas, mas também de pessoas”. Na cidade do rio Gilão, o Secretário-Geral do PS considerou que Jorge Botelho é um candidato com “provas dadas” enquanto profissional e director da Segurança Social, que conta com a sua confiança e apoio para ganhar as eleições no próximo domingo, porque há muito para fazer em Tavira e no Algarve.

“Conheço as suas qualidade pessoais e profissionais e tenho a certeza que Jorge Botelho honrará a história do PS neste concelho, que é uma história que deu muito a Tavira”, frisou José Sócrates, realçando que o projecto do candidato socialista assenta em duas vertentes concretas, ou seja, o relançamento da economia e a solidariedade.

“Ele tem a experiência e a energia para dar essa nova dinâmica ao concelho e à economia de Tavira”, considerou Sócrates, acrescentando que a outra “ideia da maior importância” no programa de Jorge Botelho é a de apostar na intervenção das Câmaras no âmbito do apoio social.

“Disso pode falar Jorge Botelho, um profissional que durante muitos anos se dedicou à Segurança Social, fazendo tudo para que o Algarve seja uma região mais solidária”, salientou José Sócrates que, em ambas as cidades apelou ao voto nos candidatos socialistas, em beneficio dos respectivos municípios e do Algarve.


Durante os comícios, Jorge Botelho e José Apolinário realçaram as principais propostas e prioridades para os respectivos mandatos, ambos assentes em políticas sociais e viradas para o desenvolvimento económico, preconizando medidas de apoio à famílias e aos idosos, a concretização de projectos de requalificação das respectivas zonas ribeirinhas potenciando a promoção turística e o investimento privado, bem como a aposta em sectores como a pesca e o comércio tradicional, a educação e a cultura.

A par do apoio de José Sócrates as candidaturas de José Apolinário e Jorge Botelho reuniram uma forte adesão do eleitorado, que se mobilizou em força para assistir aos respectivos comícios. Em Tavira, o Mercado da Ribeira foi pequeno para as mais de mil pessoas que quiseram apoiar o candidato socialista, enquanto em Faro, o Largo do Mercado acolheu mais de dois mil apoiantes de José Apolinário.


O Gabinete de Imprensa
Faro, 6 de Outubro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário